terça-feira, 23 de novembro de 2010

QUE DELÍCIA DE CARANGUEJO

O CARANGUEJO-UÇÁ É UM DOS ALIMENTOS MAIS CONHECIDOS E DEGUSTADOS EM BARES E RESTAURANTES... E SE ELE ACABAR, O QUE FARÃO SEUS CONSUMIDORES???


       Muito conhecido em bares e restaurantes por todo o litoral brasileiro, o caranguejo-uçá sofre com a cata indiscriminada e a poluição do mangue.  Esta é uma das espécies de caranguejo mais encontradas nos manguezais brasileiros. Muito comum no Norte do país, o Uçá tem como características: patas carnudas, peludas e arroxeadas.  Assim como os demais ca-ranguejos, possui cinco pares de patas articuladas, sendo o primeiro bem desenvolvido e terminado em pinças que o auxiliam na alimentação, defesa e atração da fêmea. O animal vive em tocas cavadas em meio ao lamaçal dos mangues. Durante a maré alta, o Uçá permanece na toca. Quando baixa, ele sai em busca de alimento. Na época da reprodução, os caranguejos-uçás, que possuem sexos distintos, saem de suas tocas para a cópula.  A reprodução tem início no instante em que os machos depositam seus espermatozóides no receptáculo seminal da fêmea. Esta, em seguida, libera seus óvulos, ocorrendo a fecundação. Os ovos são então incubados no abdome da fêmea até se tornarem pequenas larvas. Após o terceiro ano de vida, o caranguejo-uçá torna-se adulto e pode iniciar o ciclo reprodutivo.
O caranguejo faz parte da cultura das regiões litorâneas como um prato típico da culinária e também como sustento de algumas comunidades, a captura e venda do caranguejo são costumes tradicionais que existem há décadas,  mas até que ponto a natureza vai resistir?  O caranguejo-uçá está na lista das espécies mais exploradas e aos poucos está desaparecendo dos mangues. Hoje em dia a cata do caranguejo já é regularizada estabelecendo um tamanho mínimo de carapaça para que o caranguejo possa ser capturado, mas por muito tempo catadores se aproveitaram do período de reprodução, quando o caranguejo se torna um alvo fácil, e utilizaram de técnicas proibidas capturando de forma indiscriminada e causando grandes danos as populações.  Além da captura a espécie sofre com doenças causadas pela poluição e degradação do mangue, seu habitat natural.
      A esperança da espécie está nos programas de conscientização onde a comunidade que depende da cata é instruída a preservar e buscar outros meios de explorar a natureza sem causar danos, dessa forma natureza e homem podem conviver em harmonia.



Notícia com estudo em Zoologia do Invertebrados II - Fonte: Barnes, Zoologia dos Invertebrados

Nenhum comentário:

Postar um comentário