quarta-feira, 10 de novembro de 2010

DE ONDE VEM O CHEIRINHO DO MANGUE?

É muito difícil fazer com que as pessoas compreendam a importância de alguns ecossistemas, por serem leigas de tamanha importância que eles são. Como o por exemplo, o mangue com seu emaranhado de raízes mergulhadas em águas turvas e mal cheirosas é considerado patrimônio da União.
Com essas características e fácil notar que o manguezal é uma bacia de decantação de toda a matéria orgânica em decomposição (animais e vegetais), os rios vão trazendo com ele toda essa matéria e aglutinando no mangue e com isso ocorre o encontro com a água salgada, sofrendo uma mudança no seu Ph (fator hidrogeniônico). O resultado é a formação de um caldo gelatinoso que chamamos de lodo que irá servir de abrigo a vários tipos de crustáceos (caranguejos), moluscos (mariscos, ostras, etc.) e animais unicelulares. Uma das características importantes é que esse caldo alimenta os plânctons que servem de alimentos para milhares de espécies que tem a sua primeira etapa da vida nos mangues que são considerados verdadeiros berçários.
 O odor característico do mangue provém da ação das bactérias atuando na matéria em decomposição que gera um gás a base de enxofre que da um odor característico a de ovo podre.

2 comentários: